20 de maio de 2015

Transição

Eu sempre tive um certo preconceito contra vegetarianos. Não porque não compreendia como eles viviam sem carne, mas porque parecia que todo vegetariano que eu conhecia queria meter o bedelho na minha dieta. Eu acho super válido criação de campanhas e outras coisas para conscientizar as pessoas, e tenho certeza que muitas até param de comer carne por conta disso. O que eu não suportava - e não suporto até hoje - eram aquelas pessoas que tinham que tocar nesse assunto pra tentar me convencer toda vez que conversávamos. O negócio é que pra mim a dieta é como uma religião: você pode informar as pessoas sobre, mas não pode forçá-las a ter a mesma que você.

Eis que um dos meus melhores amigos virou vegetariano e se tornou exatamente o tipo de pessoa insuportável que só fala sobre isso e tenta convencer os outros custe o que custar. O engraçado é que quanto mais eu convivia com pessoas assim, mais eu queria comer carne. Talvez porque eu realmente gostava, mas muito provavelmente só porque eu queria mostrar pra pessoa que a minha dieta era minha e, olha só, não tinha nada a ver com ela! Devo ser sincera e dizer que cogitei por muito tempo ao menos tentar ser vegetariana, mas eu sei que, aos olhos desse meu amigo, isso acabaria sendo uma vitória dele, e não uma decisão minha. Até que um dia nós brigamos. Por outros assuntos, mas brigamos, e foi feio. Paramos de nos falar¹. E as aulas começaram.

Confesso que no início eu nem pensava em almoçar no Restaurante Universitário, já que minha mãe sempre fazia comida e eu poderia me deliciar mais com as receitas dela do que o cardápio pouco variado do R.U. Até que um belo dia minha mãe disse que não faria mais comida pra mim, e eu teria que almoçar na universidade todo dia. Meu mundo caiu, mas resolvi fazer um esforço, e almocei no R.U. pela primeira vez. E foi aí que tive meu primeiro contato com a proteína de soja². ♥

Eu não tinha intenção nenhuma de virar vegetariana, até porque aqui em casa minha mãe coloca carne em tudo (sério, é incrível como até na sopa ela põe bacon), mas eu gostei mais de comer a proteína do que a carne. E foi aí que eu me toquei que eu queria mesmo parar de comer carne, mas nunca realmente tentei porque sou muito acomodada e não tenho vontade de aprender a cozinhar - fato que mudou de ontem para hoje porque eu tentei fazer um omelete de queijo e deu boa, me tornei a pessoa mais feliz do mundo e agora quero aprender mil e uma receitas, de preferência veganas -, então só comia o que minha mãe fazia.

Mamãe ficou bem triste quando eu disse pra ela que não estava mais comendo carne. Expliquei que era apenas um test drive, pra ver se eu conseguia viver assim. Prometi pra mim mesma que não ia comer carne nenhuma até o churrasco da turma da faculdade, pra ver se aguentava tranquilamente. Estou surpresa com o fato de que a única carne da qual eu realmente sinto falta é o presunto no pão, mas graças à isso tenho feito um queijo quente cada vez melhor, inventando de colocar um ou outro molho, algum tempero esquisito... Tenho me arriscado um pouco, e gosto disso.

Sempre ouvi dos vegetarianos que assim que eles pararam de comer carne, eles se sentiam mais leves e tudo mais. Devo confessar que me sinto um pouco melhor comigo mesma, mas não tudo aquilo que os outros sempre me falavam. E o melhor de tudo: não sinto vontade nenhuma de meter o bedelho na dieta dos outros e dizê-los o quanto é bom viver sem a culpa de comer animais mortos.

Por fim, sinto-me imensamente feliz de compartilhar isso com vocês. Eu não teria coragem de dizer que sou vegetariana ainda, mas uma coisa eu posso dizer: certamente estou em transição.

Sobre o churrasco da turma: é no fim de semana que se aproxima, mas para a minha felicidade (e a de outros coleguinhas) haverá opção vegetariana, então tá de boas. ♥

¹ Sim, eu voltei a falar com esse meu amigo, mas toda vez que ele toca no assunto eu só falo que não como mais carne e que ele já pode parar com a pregação. Funciona.
² Proteína de soja não é exatamente algo gostoso, e não chega nem perto de se parecer com carne, mas misturando com algumas coisas (vai do gosto de cada um) pode até ficar saborosa e você nem sente que é tão diferente assim.

P.S.: Aproveito este final de post para agradecer os comentários no post anterior, e estou impressionada com a quantidade de gente que acabou se identificando. O único problema disso, eu acho, é que na verdade eu me inspirei num transtorno psicológico real pra escrever aquilo. Espero, sinceramente, que nenhum de vocês tenha qualquer problema do tipo.

10 comentários

  1. Cara, também nunca gostei dessa coisa de impor algo sobre os outros, seja dieta ou religião, pois se a pessoa ficar me perturbando para mim aderir a tal coisa é ai que eu tomo repulsada coisa, no caso do vegetarianismo nunca ninguém tentou me convencer, só religião mesmo e a tentativa não foi muito benéfica, legal você se interessar pela comida vegetariana, ela não é tão ruim como pregam, mas devo dizer que agora o tanto de pseudo-nutricionistas que vão aparecer para te dizer que você precisa de proteína, ferro, vitamina b12 e essas coisas é grande, sou vegetariana a 3 anos e as vezes prefiro nem expor por sempre ter um engraçadinho com uma piadinha ou com a frase clichê de que "bacon é vida", mas o importante é que a escolha foi sua e a única coisa de ruim em se tornar vegetariana numa família que come carne sempre é que você tem que aprender a cozinhar, mas com o tempo acaba se acostumando, tipo é só pensar enquanto cozinha que está numa aula de poções, pra mim funciona.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já considerei várias vezes me tornar adepta do vegetarianismo, mas penso que enquanto eu morar com meus pais isso vai ser complicado. Não por eles não aceitarem, mas suspeito que eu não vá conseguir resistir a certas comidas preparadas com carne, rs. E apesar disso, eu até que não como muita carne no meu dia-a-dia, e nem é algo que eu sinta falta se não tiver na refeição.

    De qualquer forma, sobre o que você falou no comecinho sobre seu amigo vegetariano: gente, que chato! Tenho duas amigas vegetarianas, mas elas sempre foram bem tranquilas quanto ao tema e nunca forçaram a barra tentando me tornar uma delas, haha. Os amigos delas, por outro lado, SENHOR, como eram irritantes! Quando saíamos juntos eles sempre ficavam policiando minha comida ("ahh, mas você vai comer issoooo?"), uma chatice. E isso que não são nem meus amigos, pra começo de conversa. Só que eu sou muito susse pra mandar que parem, e tudo o que faço é pedir fritas com cheddar e bacon por motivos de birra, haha.

    =**

    ResponderExcluir
  3. Dietas, como tantas outras escolhas da vida, não podem ser xiitas.
    De resto, siga o que te faz bem e todos sobreviverão!

    ResponderExcluir
  4. Olá *-*
    Minha mãe é vegetariana há algum tempo já. Logo que ela começou a mudar o estilo de alimentação eu confesso que me sentia incomodada com os comentários que ela fazia a mim 'toda vez' que eu comia algum tipo de carne. Claro que hoje é mais tranquilo, ela já não fica me falando as coisas, como os animais são mortos e tal, e eu descobri que cara, comida sem carne pode ser saborosa! Ela sempre foi uma excelente cozinheira e não foi a mudança de cardápio que mudou isso.

    Hoje em dia eu não como mais salsicha, me dá tipo uma repulsa sei lá, isso que eu era fã nº de cachorro quente lol

    Mas enfim, eu sou a favor de que cada um escolhe como quer viver (em todos os sentidos!) e ninguém deve ficar impondo nada, isso enche né? kk

    Well, é isso aí. ainda não conhecia seu blog, mas agora vou ficar de olho em você =]

    SUNA NO OSHIRO >> 砂のお城

    ResponderExcluir
  5. Olha, concordo que é bem chato quando alguém começa a querer te "forçar" a fazer algo só porque a própria faz. Eu admiro bastante quem consegue ficar sem carne, mas eu não consigo. Por inúmeros motivos. Acho que o importante é se sentir bem, e que bom que agora você se sente melhor com essa escolha que fez pra sua vida.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca vou ser vegetariana, porque eu não tenho nenhum impulso de ser. Gosto de comer carne e acho que aderir ao movimento só pra ser politicamente correta não faz bem nenhum ao mundo e nem a mim. Mas eu acho muito bacana, e eu fico muito feliz por você estar conseguindo e principalmente por decidir fazer isso sozinha. *w* Confesso que nunca consegui nomear tão bem porque eu tenho um preconceito considerável com vegetarianismo e porque alguns deles me irritam tanto - embora em já soubesse em algum lugar que dieta é uma 'religião' e que é um saco ouvir outra pessoa tentando socar a dela em você. Agradecida por isso, Maria ♥
    To tentando acrescentar legumes/verduras na minha dieta, porque eu odeio e tá sendo bem difícil D: então se você tiver dicas culinárias, favor compartilhar comigo, porque eu preciso disso pra ser feliz nesse momento! No mais, tô de verdade bem contente com esse post (eu não sei, tenho essa necessidade de dizer que fiquei contente quando você faz algo que te agrada, que queria fazer ou que está feliz. devo só gostar muito de você mesmo, HAHAHAHA!).
    Confesso que a melhor parte é você estar em transição e já saber que não será uma vegetariana chatíssima que vai encher o saco das pessoas que não se identificam com o vegetarianismo e nem fazer elas se identificarem ainda menos por conta da sua postura (essa é uma direta ao seu amigo, bjs)
    Um super beijo pra você <3

    ResponderExcluir
  7. Nossa.. você disse tudo que eu penso sobre o assunto.. eu de vez em quando penso em parar de comer carne, mas eu não consigo. Eu sou carnívora e infelizmente tenho que admitir isso... rs
    Mas também não me julgo ruim só por comer carne.
    Enfim, não é isso que quero falar. O que quero comentar é sobre essas pessoas que resolvem virar vegetariana e te forçar a virarem também. Super concordo com você. Isso é um saco. E eu detesto gente assim. Pra mim é a mesma coisa daqueles crentes que vem as 6h da manhã bater na sua porta pra pregar sobre o Deus deles. Qual a dificuldade das pessoas em não se intrometerem na dieta (ou religião) alheia né? Mania de achar que só seu jeito de ser e pensar é o certo e querer transformar todo mundo em cópia de si mesmo. É muito egoísmo mesmo...
    Enfim, adorei o texto. Boa sorte na sua transição. Que você não se renda a carne novamente no churrasco... ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Baah! Die pregos die! Tá, nem tanto rs Conheci uma galera assim também, que insistia em suas causas, não só vegetarianos ou pseudos, mas enfim. Eu passei um bom tempo sem comer carne, sabe, mas tenho um problema no sangue e tal, e carne é essencial na minha alimentação, é isso ou me entupir de cápsulas de proteínas e alimentos ricos disso, ou seja GASTAR PRA CARALHO! Mas como sou pobre, me limito rs.

    É legal que tu esteja se sentindo bem com isso, e pfv né, há tantas receitas deliciosas que se pode fazer, eu sou apaixonado por legumes, frutas e tal, minha velha quando cozinha, faz uma panelinha cheia de couve só pra mim <3

    Enfim, continue nessa trilha que lhe faz bem e boa sorte *.*
    Até mais, querida :**

    ResponderExcluir
  9. Isso, de meter o bedelho na dieta alheia é coisa de vegetariano iniciante, e que logo volta a carne. nada tira isso da minha cabeça, eles precisam tentar falar disso pros outros pra se auto-afirmar, sabe? Que ódio.
    Eu fui vegetariana durante uns 5 anos, quando era mais nova, e em casa todo mundo me apoiava, mas por ser muito nova, acabei levando tudo na "brincadeira" e fiquei doente, com falta de mil e uma proteínas etc. Dai, voltei e estamos nessa até hoje.
    Mas, parabéns pela sua escolha :) e sim, vegetarianismo/veganismo te dá mais vontade de descobrir o que o mundo tem de melhor além de produtos animais, você descobre mil receitas, essa é a parte mais gostosa de todas hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  10. E ah, proteína de soja não tá com nada! Tenta Seitan (sim, essa nome mesmo), é muito melhor <3

    ResponderExcluir